Joinville
Mini-site com as principais informações e fotos da cidade de Joinville em Santa Catarina. Desça a página e veja!
Joinville é uma cidade localizada no extremo norte do Estado brasileiro de Santa Catarina. É a cidade catarinense mais populosa, com uma população de mais de 520 mil habitantes em 2012. É também a segunda maior em extensão territorial, com uma área de 1.130.878 quilômetros quadrados.
A cidade de Joinville possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano - 0,857 - entre as cidades brasileiras, ocupando a 13ª posição em nível nacional e a quarta posição entre os municípios de Santa Catarina.
Joinville ostenta os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança" por sediar o tradicional Festival de Dança de Joinville e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
História de Joinville
Registros dos primeiros habitantes da região de Joinville datam de aproximadamente 4800 a.C. As dezenas de sambaquis e outros sítios arqueológicos na região comprovam a presença desde longa data dos ancestrais dos índios tupi-guarani que foram encontrados na localidade assim que a colonização européia se iniciou na cidade.
Embora a colonização alemã seja a mais lembrada por ser aquela que desencadeou o desenvolvimento efetivo da região, já no século XVIII estabeleceram-se na região algumas famílias de origem portuguesa, com seus escravos negros, vindos provavelmente da região onde hoje é o Estado de São Paulo, e também da vizinha cidade de São Francisco do Sul, a qual foi uma das primeiras cidades do país, tendo sido fundada no século XVI.
A Colônia Dona Francisca veio a ser fundada muito depois, no século XIX. Tudo começou no dia 1 de maio de 1843, quando a princesa Dona Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o princípe de Joinville, François Ferdinand, cidade francesa do departamento de Haute-Marne, e recebeu como dote de casamento algumas terras próximas à colônia de São Francisco, hoje, São Francisco do Sul.
Em 1846, o engenheiro Jerônimo Coelho viajou ao local para fazer a demarcação das terras. Em 1848, o rei da França Luís Felipe foi destronado e seu filho François se refugiou na Inglaterra. Ao começar a sofrer dificuldades financeiras, vendeu ao então dono da Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador alemão Christian Mathias Schroeder, oito das 25 léguas recebidas como dote. O senador lançou, então, um projeto de povoação de parte desse território.
De acordo com o historiador Apolinário Ternes, o projeto iniciou um ano antes da chegada à região da emblemática Barca Colon, que partiu de Hamburgo em 1851. Em 1850, veio o vice-cônsul Léonce Aubé, acompanhado de duas famílias de trabalhadores braçais, mais o engenheiro responsável das primeiras benfeitorias e demarcações do que viria a ser a nova colônia, e também do cozinheiro franco-suíço Louis Duvoisin. Louis Duvoisin veio ao Brasil anos antes com a expedição do 1842, o Benoît Jules Mure, na instalação fracassada do Falanstério do Saí.
No dia 9 de março do mesmo ano, a barca Colon chegou ao local e foi fundada a Colônia Dona Francisca. A população foi reforçada com a chegada da barca Emma & Louise, com mais 114 pessoas. Em 1852, foi decidido que a cidade passaria a se chamar Joinville em homenagem ao príncipe François.
Uma residência de verão foi construída para abrigar o príncipe e a princesa de Joinville, com um caminho de palmeiras em frente à casa. Entretanto, nenhum dos dois chegou a conhecer a cidade. A casa que foi construída para os príncipes atualmente é o "Museu Nacional de Imigração e Colonização - Palácio dos Príncipes de Joinville", e a via à sua frente tornou-se a Rua das Palmeiras, hoje ponto turístico da cidade.
Entre as décadas de 1950 e 1980, a cidade tornou-se essencialmente industrial, ficando conhecida como "Manchester Catarinense".
Mapa de Joinville
Fotos de Joinville
Pontos turísticos de Joinville
Veja a seguir algumas imagens dos principais pontos turísticos de Joinville. Clique para ampliar:
(As imagens sem indicação de autoria não possuem autoria conhecida)
Vistas aéreas de Joinville


Mirante e Vista para a Baía da Babitonga








Monumento à Barca Colon

Barco Príncipe de Joinville

Construções típicas e Casas no estilo Enxaimel







Centreventos Cau Hansen

Expoville


Moinho



Museu de Artes

Museu do Sambaqui

Museu da Imigração

Tradicional Festa das Flores


Pórtico Turístico


Serra Dona Francisca


Rua das Palmeiras



Festival de Dança de Joinville

Links sobre Joinville
Veja abaixo alguns dos links que direcionam para outras informações sobre Joinville:
- Prefeitura Municipal de Joinville
- Arquivo Histórico de Joinville
- Biblioteca Municipal de Joinville
- Joinville na Wikipedia